Como ver o Google Analytics?

Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, onde recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. É incorreto pensar que este serviço resolve os problemas de um site automaticamente sem um webmaster por trás, ele apenas demonstra as informações como:

  1. Quantas visitas seu site recebe
  2. De onde vem estas visitas: Google, Redes Sociais, Campanhas, Email, Etc
  3. Qual região mais acessa seu site
  4. Quais as páginas mais acessadas do seu site

Logo, o objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

  • Visitas da página
  • Visitantes únicos
  • Tempo no site
  • Páginas vistas
  • Taxa de rejeição
  • Palavras-chave

As Visitas de um site representam o critério mais comum de crescimento – quantas mais visitas o site tiver, mais visibilidade o site tem. No entanto, é necessário ter alguma atenção, pois as visitas podem ser totais ou únicas – as visitas únicas representam todas as pessoas que entraram no site, enquanto as visitas totais representam todas as visitas. A diferença está na parte em que as pessoas veem várias vezes ao mesmo site por dia e aí não entram para a contagem as visitas únicas.

O tempo no site pode-se dizer que quanto maior melhor, no entanto ter um tempo baixo, dependendo do conteúdo não significa de todo que o site esteja ruim. É necessário sempre analisar os dados como um todo e não individualmente.

Um número de páginas vistas alto representa, essencialmente, que as pessoas pesquisam informação no seu site e isso é bastante satisfatório. Em casos extremos, onde os sites são simples, poderá indicar que o visitante não encontra o que procura, mas sabe que está lá a informação que quer obter.

A taxa de rejeição do site é um dos indicadores mais importantes e que se conjuga com todos os outros. Esta percentagem representa a quantidade de visitantes que entraram no site e saíram imediatamente – por exemplo, porque se enganaram ou não era o que procuravam.

As palavras-chave indicam o que foi pesquisado nos motores de busca para chegarem ao site. São bastante importante para verificarmos se existe coerência entre os conteúdos do site e o que os motores de busca indexaram e mostram aos visitantes.

Um outro dado bastante útil é o Tempo Real, esta função permite saber exactamente quantos utilizadores estão no site, de onde vieram e o que estão vendo. Para sites pequenos, o valor normal é zero na maioria das vezes, já sites com algum tráfego diário funciona melhor.

Existem outros dados secundários que podem ser obtidos do Google Analytics como por exemplo, que páginas foram visitadas e a sua taxa de rejeição, que browser utilizavam, entre outros. Para isso é necessário desenvolver seu espírito de olheiro e prestar bastante atenção em todas as funcionalidades e menus que o Google Analytics oferece.

Se você precisa de uma análise do seu site pra indicarmos melhorias, entre em contato conosco. [email protected]

sobre Conteúdo Tags: AnalyticsGoogle

Related Articles